A ORDEM DE SANTA CLARA

A ORDEM DE SANTA CLARA

 

A Ordem de Santa Clara é uma Família Religiosa fundada por São Francisco e Santa Clara de Assis. Dentro da grande Família Franciscana as Irmãs Clarissas são o ramo orante, contemplativo. Sua consagração a Deus está voltada para o silêncio, para a busca da intimidade com Deus! É o seu modo de servir à Igreja e aos irmãos.

 

MEDITANDO

 

Na vocação contemplativa um espaço maior é dado à Meditação. Cada Irmã Clarissa é formada para buscar o encontro com Deus. Às vezes numa partilha com as outras: quase sempre sozinha, sempre centrada na Palavra de Deus ou nos Escritos de Santa Clara e de São Francisco.

 

ADORANDO

 

Por vocação as Clarissas são adoradoras de Deus na Eucaristia. Jesus Eucarístico é como o sol na vida de uma Irmã Clarissa. Por assim dizer, as Clarissas, de manhã à noite giram em torno D’Ele! Iluminadas pela Eucaristia é que começam e terminam seu dia.

 

TRABALHANDO

 

Para uma Irmã Clarissa trabalhar é uma graça de Deus. Fazem todos os trabalhos simples e humildes da casa, da horta e do jardim e além de outros: confecção de hóstias, paramentos, cartões, imagens, etc. Se o trabalho se tornou um peso para a maioria das pessoas, não foi assim no plano de Deus. Santa Clara pede que as Irmãs exerçam a graça do trabalho com fidelidade e devoção, sem perder o espírito de oração.

 

 

POBRES

 

“Como peregrinas e forasteiras neste mundo” as Irmãs Clarissas seguem a Cristo pobre sem nada possuir, sem nada reter. “Com passo ligeiro e pé seguro”, buscam o sentido último da existência: a experiência do novo céu e da nova terra onde tudo é de todos.

 

 

CLAUSURA

 

As Clarissas vivem na clausura. É o jardim fechado, onde escolheram viver a experiência de seu amor exclusivo, esponsal com Cristo. Clausura não é fechamento, mas abertura para o infinito. Não é separação, mas comunhão maior com Aquele e n’Aquele que está presente em tudo e em todos.

 

 

 

 

 

E VOCÊ?

Pode ser que tenha sido chamada. Jesus está sempre passando e convidando.
É bela a vocação de Clarissa e nós estamos rezando por você.
Se desejar mais informações, se desejar conhecer mais de perto, aqui fica o nosso endereço:

 

 

Endereço e contato das Irmãs Clarissas em Porto Alegre – RS

 

Mosteiro de São Damião


Rua Vicente da Fontoura, 498
Cep: 90640-000 Porto Alegre – RS
Tel.: (51) 3223-4464
E-mail: 
clarissaspoa@gmail.com









            

             

            

             

              



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vocação de Santa Clara

Irmã Maria Catarina ingressa no noviciado das Irmãs Clarissas em Porto Alegre

Instagram @clarissasportoalegre